@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

segunda-feira, julho 04, 2011

Feromonas e isso...

Hesitei mas...
Comprei um livro.
Como se eu tivera pouco para ler...
Sobre "coisas" químicas
"Química do Amor e do Sexo"
Não... não foi por causa do título... :-)
Não vou aprender nada.
Não... também não é isso que estão a pensar...
A autora, conheço-a há muitos anos.
Mais velha do que eu mas vi-a crescer academicamente.
Conterrânea, aqui vizinha e minha prof na FFUP
(como um dia destes tenho de lá ir, pode ser que a encontre para autografar o livro)
A temática interessa-me há muito tempo, desde que a Prof falou numa das aulas das feromonas
(Há tantos anos.... xiiiiii)
Até escrevi um artigo para o jornal da escola sobre, há 2 ou 3 anos...
Na área da Química Orgânica, uma área forte no curso de C Farmacêuticas
Adrenalina, oxitocina, serotonina, moléculas, aminas, estrogénios, guanosina  e etc., etc. que a QO estuda moléculas com nomes giros
Uma síntese da literatura sobre este assunto ainda misterioso
Para quando me apetecer escrever de novo num qualquer jornal escolar e "seduzir" os alunos...
(Por isso disse que não ia aprender nada - um pouco pretenciosamente - atrás)
E gosto que os académicos das ciências científicas (ai que a prof RM vai-me dizer de novo...) escrevam livros diferentes
Ou que escrevam poemas e os leiam nas aulas (ou em palestras) para ensinar Química
Ou outras coisas que não digo... porque essa quero eu fazer!

Conteúdos:
  • Química endógena
  • Comunicação química no amor e no sexo
  • Moléculas exógenas intervenientes no amor e no sexo: medicamentos, cosméticos, alimentos
Público alvo:
  • Estudantes e Professores Universitários dos Cursos de Química e Ciências Farmacêuticas
  • Profissionais das áreas de Química e Ciências Farmacêuticas
  • Professores de Química do Ensino Secundário
  • Grande Público
Ou seja, um livro para todos... aprenderem um pouco mais de Química!