@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

domingo, outubro 11, 2009

Medo do futuro?

Pelo terceiro ano consecutivo sou professora dos mesmos alunos de uma turma. Sem o stress do exame nacional - embora com um programa extenso para cumprir - que não nos permite tempo para inovar grandemente, resolvi desafiar os meus alunos "pré-universitários" (a designação assusta alguns, já mo disseram)  a trabalhar com menos papel e mais com TIC.
Criei uma conta no Twitter para os desafios de sala de aula e uma ning para os instrumentos de avaliação, informação pertinente, trabalhos de aula e alguns TPC e para o que a imaginação permitir.
Os olhares incrédulos, desconfiados, resistentes da maioria não me "intimidaram". As objecções também não. Todos têm e-escola, professora incluída. Aspecto importante, já que o PTE está a custar a arrancar. Querem cacifos para os portáteis. Não faltam cacifos na escola. Não há wireless na nossa sala. Um aluno oferece-se para trazer o router.
Demonstro como funciona o Twitter. Descobrimos que há já na turma uma praticante. Protestos com o uso da língua inglesa. Demonstro vantagens do domínio do Inglês para alunos de Ciências e Tecnologias.
Demonstro como funciona a ning. Há uma entusiasta e um entusiasta.
Em 15 dias estão todos no Twitter. Em 15 dias estão todos - menos um (será que vai ser eternamente resistente?) - com páginas muito bonitas na ning.
Em 15 dias já trabalhamos muito. Em 15 dias já poupamos muito papel. Em 15 dias já aprendemos muito que não só Química.
Começo um Fórum na ning com um desafio:
"Qual é a sensação?
Gostava que registassem aqui as vossas opiniões sobre este vosso contacto - primeiro, parece - com as ferramentas da Web 2.0
Aceitam o desafio?"
As respostas vão chegando, paulatinamente. Ainda faltam muitas.
 
Mas hoje resolvi deixar aqui a primeira "sensação" de uma mais entusiasta:
 
«Aceito sim senhora xD... Eu acho que este tipo de aprendizagem que estamos a ter na química e o 12ºA em área de projecto também podia ser mais explorado por parte de outras disciplinas. Acho que se houvesse um pouco disto em todas as áreas, isto nos ajudaria a preparar para o futuro tecnológico que vamos ter mesmo que passar.
Acho também que, ao principio claro que é mais difícil de dar com isto, mas depois de se ir explorando todos os botões e hiperligações ficamos a saber como a Web 2.0 funciona, e na minha opinião, os sites com que lidamos são todos dentro do mesmo género o que vai facilitando as coisas.»
 
e a última, que recebi ontem à noite:
 
«Falando sinceramente, eu nao gosto muito disto porque sou um pouco contra hoje em dia termos que fazer tudo atraves de computadores e outros instrumentos tecnologicos porque na minha opiniao nao e um "robot" que deve comandar a nossa vida ou tornar nos dependentes deles para tudo que facamos. Mas por outro lado compreendo que o seu uso seja mais ecologico porque se gasta menos canetas, papel, etc. o que aumenta e a conta de edp lol. Achei importante a prof dar nos a conhecer estas coisas porque eu nunca tinha ouvido falar disto e de certeza que senao falasse tambem nao vinha a conhecer porque simplesmente nao ligo a estas coisas. E acho bem o uso nas aulas de quadros interactivos assim como outros recursos, mas tambem muitas vezes tem se as coisas e luta se por elas e nao chegam a dar uso aos instrumentos que ha la na escola. Estao la as coisas paradas para nada, escusadamente.
Eu nao me acho retrogada, apenas nao sou muito ligada a estas tecnologias nem tenho paciencia para pesquisar sobre isto porque simplesmente nao me cativa, nao temos que ser todos iguais. Se me disserem para pesquisar sobre a moda de cortes de cabelo da proxima estaçao ou do proximo ano, isso sim já me cativa :) lol. mas pelos vistos daqui em diante vai ter que ser assim porque os chinocas nao param de inventar coisas e cada vez vão inventar mais. E só nos cabe a nós acompanhar a evoluçao tecnologica senao e por isso que portugal nao sai da cepa torta. Portanto se assim tem que ser, que assim seja, Tambem se nao formos nos, jovens, a tentar mudar as coisas e a evoluir, nao sao os "velhotes" que o vao fazer (...)»
 
Tal qual.

Mas na última aula, o computador da secretária da professora permitia ligação à Internet.
Pudemos "ver" as propriedades de metais numa Tabela Periódica da Universidade de Nottingham.
Sorrisos. Deles e meus.
Vale a pena percorrer certos trilhos... mesmo quando cheios de armadilhas e obstáculos diversos.
Acho.
E... acredito.