@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

domingo, outubro 18, 2009

Emociono-me com a despedida...

Uma espécie de avaliação

Acabo de ler o que o nosso Professor de PIE escreve sobre a "despedida" do Curso SPAD 2009 na UCP - Porto no seu blog.
Resolvo transcrever para aqui para recordar sempre!
Devemos recordar o que de bom nos acontece... para termos alento nos momentos menos bons deste nosso "primeiro de todos os ofícios".

"Hoje de manhã, final algo "precipitado" da minha "prestação" num curso de especialização em supervisão pedagógica e avaliação de docentes realizado pela UCP. Tempo de balanço e de aprendizagem no contexto de uma Unidade Curricular designada "Projecto de Intervenção na Escola (ou agrupamento) - PIE. Um registo holístico e breve em cartões/cartolinas azuis claras, que aqui transcrevo.

1. A vida é uma caminhada permanente... Mais importante do que chegar é não desistir de fazer caminho! PIE (projecto de intervenção na escola)... intervir num mundo tão vasto, tão rico, tão cheio de vida como é a escola é fácil! Contudo, ppor vezes, adormecemos ou perdemos o caminho... A minha homenagem para o M(...) A(...) que é um exemplo de permanente insatisfação e que não desiste de abrir (e nos abrir) novos caminhos.

2. Este foi um tempo de formação convivencial, assente na disponibilidade e abertura e caracterizado por uma abordagem inovadora.

3. Muito obrigada por lançar as questões que nos obrigam a reflectir mais e melhor sobre aquilo que podemos fazer nas nossas escolas para as tornar mais eficazes (eficácia da escola = formar melhor).

4. Estes momentos constituiram, para mim, um ponto de partida para um aprofundamento mais vasto quer no plano pessoal quer no profissional. Até sempre professor.

5. Estas sessões foram importantes para a descoberta e desenvolvimento de potencialidades um pouco adormecidas. Também contribuiram para o desenvolvimento da minha auto-estima e ganhar mais à vontade durante as apresentações dos trabalhos.

6. Considero que nesta disciplina adquiri conhecimentos que me fizeram reflectir como profissional de educação a analisar a minha prática lectiva e consequentemente a sua mudança.

7. Iniciei este módulo com expectativas elevadas pelo que quero felicitá-lo pelo trabalho que desemvolveu connosco, foi muito agradável em todos os aspectos. Aprendi muito- Parabéns! Obrigado!

8. O que mais me marcou foi a postura de realismo do professor ao ter consciência do que é perspectivado e do que é possível fazer; da criação de janelas de oportunidades , aprender a olhar as oportunidades de intervenção e a postura do reconhecimento.

9. Aprender compensa. (Gostei da especialização)

10. Enriqueci o meu saber.

11. "Uma imagem vale mais que mil palavras"..

12. Espaço de reflexão, de questionamento, de crescimento.

13. Temas e problemas para todos: os temas foram interessantes, o debate construtivo. Os problemas.... continuam. A perspectiva melhorou... Fica a esperança de uma escola de qualidade para todos.

14. Esta disciplina PIE proporcionou-me conhecer melhor novos caminhos para ultrapassar alguns dos problemas existentes nas nossas escolas. Algumas palavras de/para reflexão contínua: mudança de paradigma // confiança.

15. Foi enriquecimento... partilha... incentivo... reflexão! Gostei muito.

16. As aulas foram apelativas, a investigação no sentido de melhorar os nossos conhecimentos. Tendo sido dadas ferramentas para dinamizar essa busca. Obrigado.

17. Em todas as sessões de PIE adquiri mais conhecimento. Espero ter sabedoria para o ir aplicando... tudo de bom!

18. Comecei com AMOR... Cresci com o querer saber mais.... Gostei de saber mais.... Adorei Crescer! Gosto muito mais da Escola agora! Obrigada, professor!!!

Não posso ficar indiferente a estes testemunhos. Tocam-me, não há dúvida. Sinto que estas palavras são sinceras, verdadeiras e generosas. Nas suas diferentes cambiantes. Olho o percurso realizado e reconheço-me nos sentidos enunciados. Mas também reconheço as limitações e insuficiências que aqui não aparecem. E isso deve-se à relação pedagógica: assertiva e humilde; exigente mas sensível às circunstâncias. Transpus para o ensino superior muito do que fui como coordenador de departamento e professor do ensino secundário. E não há dúvida que isso faz a diferença. Eu também aprendi com os meus alunos, com os seus projectos de intervenção, com as suas inteligências e sentimentos. E também estou contente. E triste por ter de me desvincular hoje ao fim de cerca de 50 horas de trabalho em conjunto. Mas, como dizia Santos Guerra, o destino (e a glória) do professor é tonar-se dispensável porque os seus alunos já não precisam dele. Mas é também imortal, no dizer de Rubem Alves: porque continua a morar no olhar dos seus alunos.
Uma das marcas mais incisivas foi o espanto causado pelas minhas assertivas e sinceras afirmações de que os trabalhos que alguns alunos apresentavam estavam muito bem feitos. Sinal de que o nosso sistema de ensino cultiva a mediocridade e se dispensa de elogiar e celebrar quem o merece.

Posted by JMA at 7:14 PM

Deixei  um comentário:

Gostei de ler os nossos comentários todos...
Vamos ter saudades de todos os momentos de partilha num ambiente de aprendizagem e de convívio que todos apreciámos muito... e para o qual alguns de nós muito contribuíram :)
Gostei da confidência última do Professor. Faz-nos bem e é mais...uma lição!
No final deste Curso estamos todos muito mais ricos como pessoas e isso é bom para continuar a construir o futuro.
E vamos terminar... em festa!

Ou não fôssemos a turma SPAD Porto :-)

Cada um de nós vai continuar o seu caminho mas ... diferente de quando começou ... em Janeiro de 2009.

Boa sorte para todos!