Ler um livro não é mais importante que ver, por exemplo, um filme, é apenas diferente. Só que é nessa "diferença" que está tudo, ou quase tudo. Não só a liberdade de leres o livro como quiseres, de trás para diante ou de diante para trás, de voltares ao princípio ou de o fechares e recomeçares a lê-lo no dia seguinte, mas também a liberdade de te leres a ti mesmo nele, de imaginares tu (por mais pormenorizadamente que o autor os descreva) cada personagem, cada lugar, cada acontecimento. E de, nele, viajares, na companhia das palavras do escritor, por mundos reais e imaginários, dentro e fora de ti, que só a ti pertencem, indo e vindo como e quando quiseres entre esses mundos e o teu mundo de todos os dias. Porque, num livro, só aparentemente é o escritor quem conduz a história, na realidade tu é que vais ao volante, a história ou poema que lês é mais teu e dos teus sentimentos e tuas emoções que dos do escritor. De tal modo que, se voltares a ler o mesmo livro passado muito tempo, o livro já se transformou, já é outro, só porque tu também já te transformaste e já és também outro. É por isso que se diz que todos os livros são sempre muitos diferentes livros, tantos quantos as pessoas que os lerem ou tantos quantas as vezes que uma mesma pessoa os ler. E isso é uma coisa maravilhosa, descobrir que nós, com a nossa imaginação e o nosso coração, é que estamos a escrever os livros que lemos.
O sorriso Creio que foi o sorriso,
sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz lá dentro,
apetecia entrar nele,
tirar a roupa,
ficar nu dentro daquele sorriso.
Correr,
navegar,
morrer naquele sorriso.
"Never doubt that a small group of thoughtful, committed citizens can change the world. Indeed, it's the only thing that ever has."
Margaret Mead
Spiritual...
Céu...
É indispensável querermos deitar a mão a mais do que podemos alcançar.
Senão... para que serviria o céu?
Robert Browning
Sobre...
"A alegria é um catalisador de uma experiência científica.
A tristeza um inibidor.
A tristeza encolhe.
Como pode um homem triste descobrir algo?
Só quem é alegre arrisca.
A tristeza é anticientífica."
Gonçalo M. Tavares
Solitude...
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso.
Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro...
Clarice Lispector
Lugar de livros...
Leituras...
Machado de Assis
Se só me faltassem os outros, vá, um homem se consola mais ou menos das pessoas que perde, mas falto eu mesmo, e essa lacuna é tudo.
Vergílio Ferreira
O passado é um labirinto e estamos nele; um passado não tem cronologia senão para os outros, os que lhe são estranhos. Mas o nosso passado somos nós integrados nele ou ele em nós. Não há nele ou ele em nós. Não há nele antes e depois, mas o mais perto e o mais longe. E o mais perto e o mais longe não se lê no calendário, mas dentro de nós.
Goethe
A perseverança austera, dura, contínua, pode ser empregada pelo mais humilde de nós e raramente deixa de atingir o seu fim, pois o seu poder silencioso cresce, irresistivelmente com o tempo.