@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

terça-feira, abril 24, 2012

Inteligência...

Ouvir alguém que entende de educação, porque teve/tem praxis provoca momentos de muita interpelação interior, como quando se lê um livro ou um filme que nos "diz" alguma coisa sobre a qual sabemos coisas, muitas coisas.
MSG dizia:
"Passa-se na escola o que se passa nas bibliotecas: os livros mais inúteis são os que se colocam mais alto".
MSG interpelou-se, parece-me, muitas vezes
No seu tom amistoso, interpela também quem o ouve:
"A inteligência é a capacidade de ser feliz e de ser boa pessoa. A inteligência falhada é a amargura" Eu não quero uma escola com a inutilidade no alto.
Eu não quero uma escola amargurada
Nem para mim nem para aqueles a quem acho que ensino alguma coisa e com quem também aprendo... Eu quero uma escola de inteligências consideradas, aproveitadas
MSG agradeceu à Clara que há um ano atrás ouvia comigo, no mesmo auditório, o mesmo MSG
Comentávamos o que ele acabara de dizer:
"Fala-se tanto de escola e os professores não escrevem sobre isso"
Na  altura, na plateia dissemos uma à outra que o faríamos
A Clara, passado um ano, já  escreveu um livro com os alunos e hoje ofereceu-o a MSG no intervalo
Na 2.ª parte da sessão, MSG falou da Clara e pareceu sinceramente ter apreciado aquilo que espoletou com as suas palavras há um ano
Ando entusiasmada com outros "escritos" que me têm permitido exercitar a escrita
Tenho dito e escrito que também vou escrever, a seu tempo, diferente da Clara, outras escritas
Chego a casa após o seminário e tenho uma msg privada no FB de uma colega que lera um post num  FB meu e me pergunta se já pensei em escrever um romance!
Curiosas estas coincidências...
Um professor meu um dia disse-me que "escrever liberta"
Relembrou-me isso pois que quando era adolescente, aluna do que é hoje o secundário, escrevia muito...
O PhD e outras formações levaram-me a querer voltar à escrita
Outros acontecimentos profissionais têm-me feito pensar muito
Hoje percebi que isso também aconteceu a MSG
Sereno dizia que
"Ensinar não é somente uma forma de ganhar a vida.
É sobretudo, uma forma de ganhar a vida dos outros"
(minúsculas reflexões depois de um seminário sobre a direção das escolas e as melhorias de processos e resultados educativos)

para memória futura... :)