@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Casa das Ciências e outras "coisas"...

http://webinar.dgidc.min-edu.pt/

A voltar mais logo pois há considerações para fazer...
Voltei... porque já é bem mais logo e é preciso fazer um interregno na jornada de trabalho...
Só para dizer que o webinar foi muito esclarecedor.
Como tenho lá 2 recursos, assisti à cerimónia do Prémio 2011 na FCG, contactei com alguns referees, a minha avaliação sobre o webinar é... credível.
Quando começou o programa FOCO, em 1993, o Prof Ferreira Gomes foi quem fez a apresentação das acções - três = 66 h - em que me inscrevi e deu a teórica duma delas.
Ligeiramente mais tarde, em 1995 e 1996, haveria de encontrar o Eng Silva Pinto no centro de formação Rui Grácio e fiz duas acções com ele, em dois anos seguidos.
A minha escola na altura - a Sec do Cerco do Porto - não pertencia àquele centro mas na época não tinha acções de formação que me interessassem.
Por isso, escolhi o Rui Grácio que funcionava na Fontes Pereira de Melo, bem longe mas tinha as acções sobre Informática na sala de aula.
Nunca mais fiz formação nos centros. Só no ME e no mestrado e na Faculdade de Ciências.
Em 2009 volto a encontrar o Eng Silva Pinto por causa da Casa das Ciências.
No final de 2010, depois de um ano letivo de tortura na escola por causa da forma como trabalhei, um dia lembro-me: "E se submetesse um dos trabalhos dos meus alunos?", dos que tinham construído durante 2009/2010?
Melhor que a diretora da minha escola, que não entende nada de Química e também já não está atualizada pedagogicamente pois não dá aulas há uma dezena de anos e que os meus colegas de grupo que me olham de lado porque não entendem nada do que eu digo, e se eu submetesse a quem percebe do assunto?
(parte da culpa é minha pois não me faço entender, eu sei e não tenho paciência para explicar quando sou muito maltratada...)
Em boa hora o fiz!
Fiquei a saber imenso sobre repositórios, sobre as dinâmicas dos professores portugueses - a minha escola não é exemplo para nada; estamos lá todos cristalizados, mea culpa também -, bem... correu tudo bem.
Os dois recursos - um não era dos alunos - foram aceites, depois de terem sido acatadas as sugestões quase todas dos referees  e até já falei disso em conferências internacionais, pois estamos ao nível do que fazem os nossos colegas europeus!
O download dos 2 recursos tem corrido bem e um deles ganhou o estatuto de favorito.
Foi pois com muito agrado que ouvi de novo (ouvira em Maio na FCG, Lx) os responsáveis pela Casa das Ciências, desta vez a falar para uma audiência bem mais vasta.
Gostei muito do Prof Ferreira Gomes, catedrático de Química, envolvido na formação de professores, agora também elemento do CNE ter referido que as escolas deveriam considerar o mérito destes professores na sua avaliação.
Fiquei muito surpresa. Muitíssimo!
A minha diretora foi convidada (e não foi) para ir a Lx à cerimónia de entrega de prémios, uma vez que fui uma das candidatas ao prémio. Apareceu na cerimónia a foto da escola e o nome da mesma.
Com este recurso, concorremos também a um concurso na Universidade de Évora.
Eu recebi um certificado como professora responsável  e participante, as alunas certificados de participação e a Sociedade Portuguesa de Química - parceira na iniciativa da Universidade de Évora - , pela nossa participação, ofereceu à escola todos os números do Boletim de Química do ano 2011.
O curioso é que andei anos a pedir para ser comprada para a biblioteca a assinatura do Boletim da SPQ e nunca a direção atendeu os meus pedidos até que desisti.
O que é que a minha diretora faz sobre a minha avaliação? Esforça-se para me dar um bom.
Enfim... tenho de pensar a sério em "desistir " da minha escola, já que a tutela "não desiste" deste tipo de diretores...
Aqui fica o video do excelente webinar!