@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

terça-feira, janeiro 05, 2010

I`m a digital immigrant...

A leitura do artigo do Marc Prensky "Digital Natives, Digital Immigrants" (2001) é prazerosa, porque divertida!
Os termos/conceitos que utiliza são inspiradíssimos para retratar os feelings dos professores que, em 2010, ainda não são digital natives.
Os imigrantes digitais telefonam para perguntar "Recebeste o meu mail?". LOL!
Mas depois, Prensky refere existirem os imigrantes digitais eficientes na adaptação!
Um elogio para os professores que sabem usar TIC em Educação.
Porque um imigrante digital nunca poderá tornar-se um nativo digital.
Não nasceu no mundo tecnológico que existe hoje em dia.
E por muito adapatado que venha a ser, vai levar sempre consigo aquilo que Prensky designa por o accent do não digital.
Exemplo?
"What does «dial» a number mean, anyway?"
Uma clarividência superdivertida para me fazer pensar que terei de me esforçar - até ao final dos meus dias - para conseguir ser sempre... uma imigrante digital, em contínuo/continuado esforço de adaptação!
Tenho uma vantagem que me é concedida pelo género: já sou multitasker... como os digital natives!
E para isso, para ser multitasker, sei que não é preciso tanto esforço...
:-)
Nota 1:
O artigo é de 2001. Cá por estes lados... quem diria!
LOL

Nota 2:
Acho que, por isso, não concordo com Ruth Pennebaker...
http://www.nytimes.com/2009/08/30/weekinreview/30pennebaker.html?_r=2