@Digit@l Pixel

It is not enough to have knowledge, one must also apply it.
It is not enough to have wishes, one must also accomplish
.
Johann von Goethe


Sorriso..., inquietude, persistência, energia, conhecimento, acção, querer, determinação, resiliência... sempre!

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Yessssssssssssssssss...

Há cerca de umas 2 ou 3 semanas participei, quase por acaso, numa converseta no FB sobre publicar em revistas de "renome" ou em revistas de livre acesso
Referia o interlocutor que as de livre acesso não são grande coisa e os respetivos reviwers também não
Era um jovem doutorando, acabado de fazer um mestrado de bolonha que dizia ter como orientador a pessoa que percebe mais do assunto sobre publicar e tal
Estas conversas acabam, não só por ser divertidas como servem para conhecermos mais coisas e melhor as pessoas também...
Acontece que o jovem doutorando até era detentor do meu curso, na versão moderna, claro (acho que ele nem com o mestrado conseguiu gastar 6 anos, como eu na licenciatura), investiga na área da química e até acontece que conheço relativamente bem o seu orientador
Pelo que, foi tudo mais que divertido...
Aqui  e há uns tempos, tinha escrito este post:

Escrever e publicar e etc... (que já não me lembro do título do post)

e hoje a história acabou... bem!

A revista é de livre acesso.
Tem n reviwers.
De renome e não só (eu estou lá, por isso...)
Hoje saiu o número
E o artigo que tanto trabalho deu aos autores (e aos revisores) foi publicado
Um dos revisores referiu que o tema não se enquadrava nas temáticas da revista
Não me pareceu nada
O artigo apresenta desenvolvimento de um software para aprender geometria no básico e secundário
As minhas singelas sugestões foram aceites pelos autores
O trabalho foi financiado por 2 instituições diferentes, algures num país deste mundo e desenvolvido por 3 autores
O meu trabalho foi todo grátis
E tive de roubar tempo a um merecido descanso e não só...
Mas...
Estou contente por ter contribuído, apesar de tudo, para a disseminação de mais conhecimento
Como me disse um "amigo" meu, estou out, sou naive, não sei nada das leis do mercado...
Pois...
Deve ser por isso - por toda a gente se preocupar sobremaneira com os profits - que o país dele também é um dos que não está nada bem, economicamente falando (ele deve/parece estar)

Um dia, vou ter umas histórias giras para publicar (não falta onde), mesmo que ninguém compre...
:-)